quarta-feira, 28 de março de 2007

Diferenças e semelhanças das habilitações da área de comunicação, o que cabe a cada uma delas?


Existem várias semelhanças e diferenças nas habilitações da área de comunicação, cada uma complementando a outra. São elas: Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Ambas tem semelhança em se comunicar, em transmitirem informações verdadeiras, estarem ligadas no transmitir conhecimentos, mas cada qual com sua singularidade de diferenças.
O Jornalismo informa, comunica fatos, acontecimentos, escreve, redige notícias e acontecimentos do nosso dia-a-dia. Têm como finalidade informar o público sobre acontecimentos da nossa sociedade, do nosso mundo.

O Publicitário comunica de forma que queira mostrar a marca e vender algo, ou mostrar algo, e utiliza o veículo de propagandas. Têm como principal finalidade vender o que mostra através de sua publicidade e propaganda.

Os Relações Públicas é o gestor de conhecimento, é aquele que aproxima o público interno do externo, ou seja, é ele o responsável por uma boa administração numa organização, é um gestor organizacional, que mantém tanto a empresa, quanto o público que trabalha nela e fora dela integrados e com comuns interesses, que é manter a identidade e a imagem corporativa da organização.

O profissional de relações publicas estabelece confiança entre as pessoas dentro de uma organização e fora dela também, como ex. os financiadores, etc. Esse profissional tem como papel fundamental ajudar as organizações a se conscientizarem de sua responsabilidade com a sociedade, sem esquecer que o público interno, que são os funcionários de uma empresa/organização além de empregados, são pessoas, cidadãos, e precisam ser tratados como tal, como figuras atuantes na participação da organização de que faz parte. Tem como função diagnosticar, prognosticar, assessorar e planejar ações, programas e projetos para que dessa forma consigam lidar com futuras crises.

O relações públicas viabiliza o diálogo dentro da organização, sempre estabelecendo um canal de comunicação da organização com a sociedade.

Nenhum comentário: