A pesquisa de opinião é a principal técnica de coleta de dados, que serve para orientar o processo de Relações Públicas. A pesquisa determina as ações e providências que o profissional de Relações Públicas precisa tomar durante a aplicação do processo.
A pesquisa constrói uma sólida base de dados e informações para que sejam tomadas decisões pensadas e nada imprevisíveis, seguindo um padrão de análise e um roteiro coerente às praticas de Relações Públicas.
A pesquisa de opinião é fundamental, pois nela têm-se os dados e informações acerca do público abordado, que na maioria das vezes é o publico interno de uma organização. Com essa pesquisa é possível discernir atitudes, gostos, opiniões, intenções, motivos, hábitos e os anseios do público.
Essa pesquisa depreende as motivações que levam uma pessoa a agir de maneira peculiar por efeito de certos acontecimentos, pois atraves desta serão expressadas opiniões especificas numa possível reformulação da empresa, ocasionando uma instância profunda de ajuste com o grupo de funcionários.
Os resultados das pesquisas ajuízam o nível da informação recebida dos públicos de uma organização, as reações acerca das medidas que serão adotadas, a hierarquia de desejos e anseios relativos à empresa, bem como investiga os públicos, preocupando-se com o relacionamento dos públicos da empresa.
A pratica da pesquisa de opinião contribui de maneira estratégica à empresa, pois atraves dela poderá se obter providências cabíveis ao progresso e desempenho da organização.
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